A má gestão da área de embalagens na empresa pode estar causando grandes perdas financeiras.
Nesta primeira parte vou falar um pouco como a estrutura de pequenas e médias empresas influenciam nos custos das embalagens.
O gestor da empresa deve, no mínimo, estar consciente desta situação.
Nos diversos trabalhos que realizei, algumas frases que ouvi são recorrentes:
– “A embalagem é um mal necessário …”
– “Por que temos tantas perdas com embalagem?”
– “Como reduzir os custos das minhas embalagens?”
Analisando as empresas, uma conclusão me veio: essas perguntas continuarão frequentes nos meios empresariais e a maioria, das pequenas e médias empresas, continuará tendo perdas significativas com custos diretos e indiretos relacionados à embalagem.
Potencial de Redução
É frequente visitar uma empresa e de cara perceber um potencial de redução de custos de no mínimo 20 a 30%.
E isto nem sempre está ligado à falta de um profissional para desenvolver as embalagens, e sim na forma com estas são encaradas dentro da companhia.
O desenvolvimento e administração das embalagens envolvem várias áreas, desde a confecção da mesma até sua exposição no Ponto de Vendas.
Isto é, sofre uma série de influências internas e externas, dos desejos de marketing e produção até restrições legais por parte dos governos.
E aqui está o pulo do gato!
Enfoque Sistêmico
É óbvio, portanto, que a embalagem seja focada de forma sistêmica, isto é, devemos analisar as influências que uma determinada ação terá em cada uma das áreas envolvidas no assunto.
Infelizmente não é o que ocorre.
Para exemplificar melhor, cito uma fábula muçulmana extraída do livro A Quinta Disciplina de Peter Senge:
Três homens cegos encontraram um elefante. “É uma coisa grande e áspera, larga e ampla, como um tapete”, disse o primeiro, segurando uma das orelhas. O segundo, segurando a tromba, disse: “Eu sei o que é isso: é um tubo reto e oco”. E o terceiro, segurando uma perna dianteira, disse: “É solido e firme, como uma coluna”.
Aparentemente é assim que encaramos a embalagem dentro das empresas, cada área olhando unicamente para seus desejos e necessidades, algumas querendo que a mesma seja exclusiva para o produto, com milhões de cores e informações, outras querendo o mais padronizado possível e assim por diante.
Enfim, todos sem chegar a um termo comum, só pensando nos benefícios próprios e do setor, sem analisar os resultados para o sistema, ou seja, a empresa.
Muitas vezes, uma situação ótima para uma determinada área está provocando desgastes tão grandes em outra, que a empresa acaba prejudicada como um todo.
E como resolver isso?
Não existe uma fórmula mágica ou solução única. A solução ideal dependerá de cada empresa, suas políticas e necessidades.
Algumas ideias possíveis são:
- Definir um profissional de embalagem, responsável por conciliar o desejo de cada área/setor obtendo a melhor solução como um todo.
- Criar um comitê multidisciplinar com os membros das diversas áreas envolvidas e que tenha a função de achar a melhor solução para todos.
- Contratar um profissional terceirizado e não ligado a nenhum fornecedor, isento e com experiente em vários materiais e sistemas de embalagem.
- Um misto de cada solução acima, ou ainda uma alternativa que seja mais adequada ao perfil da empresa.
Resumindo, cada caso é um caso e a solução também o será.
Na próxima parte falaremos um pouco mais das formas de redução de custos de embalagens nas empresas.